Contextos de vulnerabilidade e superdotação

revisando as produções brasileiras

Autores

  • Thais Barbosa Barros de Castro SOUZA Universidade Federal Fluminense
  • Alice Akemi YAMASAKI Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Serpa CARDOSO Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p107-124

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Contextos de Vulnerabilidade, Inclusão

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de responder ao seguinte questionamento: Os contextos de vulnerabilidade aparecem em estudos acadêmicos brasileiros sobre as altas habilidades ou superdotação?  Para elucidar esta indagação, a metodologia pautou-se em levantamento de pesquisas nos seguintes bancos de dados: Google Acadêmico, Scielo e Teses e Dissertações da CAPES. A busca identificou 15 trabalhos produzidos na última década: 06 artigos científicos, 01 monografia de graduação, 01 de especialização, 05 dissertações de mestrado e 02 teses de doutorado. O resultado da busca revela que a temática estimula estudiosos nos diversos níveis acadêmicos com estudos desenvolvidos em 04 regiões do país. Agrupados em 07 categorias, em virtude de sua temática central, os trabalhos estão divididos da seguinte forma: Indivíduos em Situação de Rua (1 estudo); Situação de Vulnerabilidade (3 resultados); Instituições de Acolhimento (3 resultados); Conflitos com a Lei (2 resultados); Quilombolas e Questões Raciais e de Gênero (2 resultados); Assentamento Rural e Escolas Ribeirinhas (3 resultados) e Situação de Rua/Instituições Prisionais (1 resultado). Apesar da diversidade de olhares investigados, o resultado aponta que os estudos ainda são escassos, fomentando diversos questionamentos como: os mitos e estereótipos das Altas Habilidades ou Superdotação acentuam a invisibilidade destes indivíduos? Faltam políticas públicas que permitam a aplicabilidade das leis? Existem programas de enriquecimento para estes alunos em contexto de vulnerabilidade? Conclui-se que é imperativo e urgente que nós, enquanto coletividade, voltemos o olhar para estas crianças e jovens que continuam negligenciados nas diversas esferas da sociedade.

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Biografia do Autor

Thais Barbosa Barros de Castro SOUZA, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do CMPDI - Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão. Universidade Federal Fluminense - UFF.

Alice Akemi YAMASAKI, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento Educação, Sociedade e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense - UFF

Fernanda Serpa CARDOSO, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia. Professora Adjunta do Departamento de Biologia Celular e Molecular e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI, da Universidade Federal Fluminense- UFF

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

SOUZA, T. B. B. de C., Akemi YAMASAKI, A., & Serpa CARDOSO, F. (2023). Contextos de vulnerabilidade e superdotação: revisando as produções brasileiras. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(1), 107–124. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p107-124

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento