Contextos de vulnerabilidade e superdotação
revisando as produções brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p107-124Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, Contextos de Vulnerabilidade, InclusãoResumo
A presente pesquisa tem o objetivo de responder ao seguinte questionamento: Os contextos de vulnerabilidade aparecem em estudos acadêmicos brasileiros sobre as altas habilidades ou superdotação? Para elucidar esta indagação, a metodologia pautou-se em levantamento de pesquisas nos seguintes bancos de dados: Google Acadêmico, Scielo e Teses e Dissertações da CAPES. A busca identificou 15 trabalhos produzidos na última década: 06 artigos científicos, 01 monografia de graduação, 01 de especialização, 05 dissertações de mestrado e 02 teses de doutorado. O resultado da busca revela que a temática estimula estudiosos nos diversos níveis acadêmicos com estudos desenvolvidos em 04 regiões do país. Agrupados em 07 categorias, em virtude de sua temática central, os trabalhos estão divididos da seguinte forma: Indivíduos em Situação de Rua (1 estudo); Situação de Vulnerabilidade (3 resultados); Instituições de Acolhimento (3 resultados); Conflitos com a Lei (2 resultados); Quilombolas e Questões Raciais e de Gênero (2 resultados); Assentamento Rural e Escolas Ribeirinhas (3 resultados) e Situação de Rua/Instituições Prisionais (1 resultado). Apesar da diversidade de olhares investigados, o resultado aponta que os estudos ainda são escassos, fomentando diversos questionamentos como: os mitos e estereótipos das Altas Habilidades ou Superdotação acentuam a invisibilidade destes indivíduos? Faltam políticas públicas que permitam a aplicabilidade das leis? Existem programas de enriquecimento para estes alunos em contexto de vulnerabilidade? Conclui-se que é imperativo e urgente que nós, enquanto coletividade, voltemos o olhar para estas crianças e jovens que continuam negligenciados nas diversas esferas da sociedade.
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Referências
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