Programa apadrina un talento

avaliação da satisfação de seus participantes

Autores

  • Asucena Mojarro Delgadillo Secretaría Educativa de Jalisco
  • Juan Francisco Flores BRAVO Universidad de Guadalajara, México https://orcid.org/0000-0002-8764-3054
  • Julián Betancourt MOREJÓN Secretaría de Educación Jalisco, México

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p77-90

Palavras-chave:

Programa, Altas capacidade, Talento. Satisfação, Participantes

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos participantes do programa Apadrina un Talento no Centro Educativo Para Alumnos de Altas Capacidades de Jalisco, México (CEPAC). Treze alunos com altas habilidades na terceira série da escola primária e 13 pais do grupo participaram do estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário ad hoc composto de perguntas abertas, com o objetivo de descobrir o nível de satisfação dos participantes do programa, com respeito ao aprendizado adquirido, os aspectos que eles mais e menos gostaram e as áreas a serem melhoradas. Houve também uma questão de múltipla escolha para auto-avaliar sua participação no programa. A análise foi realizada utilizando o software Nvivo 12. Os resultados obtidos mostram que os alunos classificaram sua participação e envolvimento no programa em uma escala de 1 a 10 (sendo 1 o mais baixo e 10 o mais alto), com 86% dando a si mesmos notas entre 9 e 10. 46,15% dos pais responderam com notas de 10 e 53,83% com notas entre 7 e 9. Com relação à avaliação do programa, 100% dos pais deram ao programa uma pontuação de 10 (a pontuação mais alta). Finalmente, os 26 participantes relatam que estão interessados em colaborar na segunda edição do programa, descrevendo-a como uma experiência gratificante para aprender e compartilhar com as diferentes populações beneficiárias.

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Biografia do Autor

  • Asucena Mojarro Delgadillo, Secretaría Educativa de Jalisco

    Maestra em Psicologia Educativa. Secretaría de Educación Jalisco, México.

  • Juan Francisco Flores BRAVO, Universidad de Guadalajara, México

    Maestro em Psicologia Educativa. Universidad de Guadalajara, México.

  • Julián Betancourt MOREJÓN, Secretaría de Educación Jalisco, México

    Doctor em Psicologia. Secretaría de Educación Jalisco, México.

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Publicado

2023-02-23

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento

Como Citar

MOJARRO DELGADILLO, Asucena; FLORES BRAVO, Juan Francisco; MOREJÓN, Julián Betancourt. Programa apadrina un talento: avaliação da satisfação de seus participantes. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 1, p. 77–90, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p77-90. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13794.. Acesso em: 5 dez. 2024.