Programa apadrina un talento

avaliação da satisfação de seus participantes

Autores

  • Asucena Mojarro Delgadillo Secretaría Educativa de Jalisco
  • Juan Francisco Flores BRAVO Universidad de Guadalajara, México https://orcid.org/0000-0002-8764-3054
  • Julián Betancourt MOREJÓN Secretaría de Educación Jalisco, México

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p77-90

Palavras-chave:

Programa, Altas capacidade, Talento. Satisfação, Participantes

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos participantes do programa Apadrina un Talento no Centro Educativo Para Alumnos de Altas Capacidades de Jalisco, México (CEPAC). Treze alunos com altas habilidades na terceira série da escola primária e 13 pais do grupo participaram do estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário ad hoc composto de perguntas abertas, com o objetivo de descobrir o nível de satisfação dos participantes do programa, com respeito ao aprendizado adquirido, os aspectos que eles mais e menos gostaram e as áreas a serem melhoradas. Houve também uma questão de múltipla escolha para auto-avaliar sua participação no programa. A análise foi realizada utilizando o software Nvivo 12. Os resultados obtidos mostram que os alunos classificaram sua participação e envolvimento no programa em uma escala de 1 a 10 (sendo 1 o mais baixo e 10 o mais alto), com 86% dando a si mesmos notas entre 9 e 10. 46,15% dos pais responderam com notas de 10 e 53,83% com notas entre 7 e 9. Com relação à avaliação do programa, 100% dos pais deram ao programa uma pontuação de 10 (a pontuação mais alta). Finalmente, os 26 participantes relatam que estão interessados em colaborar na segunda edição do programa, descrevendo-a como uma experiência gratificante para aprender e compartilhar com as diferentes populações beneficiárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Asucena Mojarro Delgadillo, Secretaría Educativa de Jalisco

Maestra em Psicologia Educativa. Secretaría de Educación Jalisco, México.

Juan Francisco Flores BRAVO, Universidad de Guadalajara, México

Maestro em Psicologia Educativa. Universidad de Guadalajara, México.

Julián Betancourt MOREJÓN, Secretaría de Educación Jalisco, México

Doctor em Psicologia. Secretaría de Educación Jalisco, México.

Referências

BETANCOURT, J.; VALADEZ, M. D. (2017). Estimulando el pensamiento creativo: Planeta Crea. México: Trillas, 2017.

BETANCOURT, J.; VALADEZ, M. D. Cómo propiciar la creatividad y el talento. México: Manual Moderno, 2019.

BONDY, M. Envision: An inspirational real-world program for gifted learners. 3ª ed. Estados Unidos: Mind Vine Press, 2010.

BORGES, A.; RODRÍGUEZ-NAVEIRAS, E. Programas de intervención en altas capacidades y su evaluación. In: VALADEZ, M. D.; BETANCOURT, J.; ZABALA, M. A. (Orgs). Alumnos superdotados y talentosos. México: Manual Moderno, 2012, p. 395-405.

CARBAJAL, D. Debate desde paradigmas en la evaluación educativa. Perfiles educativos, México, v. 33, n. 132, p. 181-190, 2011. DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2011.132.24903

CERQUEIRA, L. Programa de enriquecimento ODISSEIA. In: VALADEZ, M. D.; LÓPEZ-AYMES, G.; BORGES, A.; BETANCOURT, J.; ZAMBRANO, R. Programas de intervención para niños con altas capacidades y su evaluación. México: Manual Moderno, 2016, p. 67-76.

FLANAGAN, A.; ARENCIBIA, V. Talento académico: un análisis de la identificación de alumnos talentosos efectuada por profesores. PSYKHE, Chile, v. 14, n.1, p. 121-135, 2005. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-22282005000100010

GARCÍA, B. Modelos teóricos e indicadores de evaluación. Revista Electrónica Sinéctica, México, v. 1, n. 35, p. 1-21, 2010. Disponível em: https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/issue/view/38. Acesso em 17 jan. 2023.

JORNET, J.; SUAREZ, M.; PEREZ, A. La validez en la evaluación de programas. Revista de Investigación Educativa, España, v. 18, n.1, p. 341-356, 2000. Disponível em: https://revistas.um.es/rie/article/view/121031.Acesso em 17 jan. 2023.

KAUL, C.; JOHNSEN, S.; WITTE, M.; SAXON, T. Critical Components of a Summer Enrichment Program for Urban Low-Income Gifted Students. Gifted Child Today, Estados Unidos, v. 38, n. 1, p. 32-40, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1076217514556533

KIM, M. A meta-analysis of the effects of enrichment programs on gifted students. Gifted Child Quarterly, Estados Unidos, v. 60, n.2, p. 102-116, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0016986216630607

MAKER, J.C.; ZIMMERMAN, R.H.; ALHUSAINI, A.A.; PEASE, R. Real Engagement in Active Problem Solving (REAPS): An evidence-based model that meets content, process, product, and learning environment principles recommended for gifted students. The New Zealand Journal of Gifted Education, Nueva Zelanda, v. 19, n.1, p. 1-24, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.21307/apex-2015-006

MÉXICO. Secretaria de Educación Pública – SEP. Propuesta Nacional de Intervención: Atención Educativa a alumnos y alumnas con aptitudes sobresalientes. México, 2006. Disponível em: https://www.gob.mx/sep. Acesso em 17 jan. 2023.

MURILLO, E. J.; ROMÁN, M. La evaluación educativa como derecho humano. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, España, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2008. Disponível em: https://revistas.uam.es/riee/issue/view/517. Acesso em 17 jan. 2023.

NICHOLS, J.; THOMPSON, S.; WOLFE, M.; MERRITT, D. Primary Education Thinking Skills PETS. Estados Unidos: Pieces of Learning, 2012.

PÉREZ, L.; LÓPEZ, E.; DEL VALLE, L.; RICOTE, E. Más allá del Curriculum: Programas de Enriquecimiento Extraescolar. La Experiencia del Programa Estrella. Faísca, España, v. 13, n. 15, p. 4-29, 2008. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3537454. Acesso em 17 jan. 2023.

PÉREZ- JUSTE, R. Evaluación de programas de Orientación. In: ACTAS DEL V SEMINARIO IBEROAMERICANO DE ORIENTACIÓN, 1., 1993, Tenerife, Anais […]. España: Departamento de MIDE-AEOEP, 1993. p. 46-65).

POPHAM, W. J. Problemas y técnicas de la evaluación educativa. Madrid: Anaya, 1980.

RAVELA, P.; PICARONI, B.; LOUREIRO, G. Cómo mejorar la evaluación en el aula. Reflexiones y propuestas de trabajo para docentes. México: Secretaría de Educación Pública, 2017.

RENZULLI, J. S. Reexamining the role of gifted education and talent development for the 21st century: a four-part theoretical approach. International Journal for Talent Development and Creativity, Estados Unidos, v. 4, n. 1, p. 141-154, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0016986212444901

RENZULLI, J.S.; GAESSER, A. Un sistema multicriterial para la identificación del alumnado de alto rendimiento y de alta capacidad creativo-productiva. Revista de Educación, España, v. 368, p. 96-131, 2015. DOI: https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2015-368-290

RENZULLI LEARNING. El modelo de enriquecimiento para toda la escuela. Estados Unidos, 2022. Disponível em: https://renzullilearning.com/es/Articulos/Contenido/201-enriquecimiento-y-abp-en-renzulli-learning. Acesso em 17 jan. 2023.

RODRÍGUEZ-NAVEIRAS, E.; BORGES, A. Evaluación del comportamiento de docentes en un programa socioafectivo para alumnado de altas capacidades intelectuales. Revista Talincrea, México, v. 2, n. 1, p. 28-39, 2015. Disponível em: http://www.talincrea.cucs.udg.mx/ Acesso em 17 jan. 2023.

RODRÍGUEZ-NAVEIRAS, E.; CADENAS, M.; BORGES, A.; VALADEZ, D. Educational responses to students with high abilities from the parental perspective. Frontiers in Psychology, Estados Unidos, v. 10, n. 1187, p. 1-18, 2019. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01187

RUIZ, J. M. Cómo hacer una evaluación de centros educativos. Madrid: Narcea, 1996.

SASTRE-RIBA, S.; FONSECA-PEDRERO, E.; SANTARÉN-ROSELL, M.; URRACA-MARTÍNEZ, M. Evaluation of satisfaction in an extracurricular enrichment program for high-intellectual ability participants. Psicothema, España, v. 27, n. 2, p. 166-173, 2015. DOI: https://doi.org/10.7334/psicothema2014.239

SHAHAB, S.; CLINCH, J. P.; O’NEILL, E. Impact-based planning evaluation: Advancing normative criteria for policy analysis. Environment and Planning. Urban Analytics and City Science. Estados Unidos, v. 46, n. 3, p. 534–550, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/2399808317720446

STAKE, R. Evaluación comprensiva y evaluación basada en standares. España: Grao, 2006.

WEISS, C. Investigación evaluativa. México: Trillas, 2008.

Publicado

2023-02-23

Como Citar

Mojarro Delgadillo, A., Flores BRAVO, J. F., & MOREJÓN, J. B. (2023). Programa apadrina un talento: avaliação da satisfação de seus participantes. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(1), 77–90. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p77-90

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento