A pessoa surda e a aquisição tardia da Língua Brasileira de Sinais

uma análise da prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p129-142

Palavras-chave:

Aquisição de linguagem, Criança surda, Língua Brasileira de Sinais

Resumo

O presente artigo surgiu a partir de uma experiência profissional enquanto pedagoga no desenvolvimento das atividades laborais, especificamente, com uma aluna surda da zona rural de um povoado da cidade de Cedro de São João - SE, onde as dificuldades decorrentes da defasagem escolar, analfabetismo e falta de preparação da escola e seus profissionais para trabalhar com a inclusão, levou à pesquisa sobre o processo de alfabetização e letramento visuais em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), observação e reflexão sobre a própria prática. O intuito deste artigo foi analisar os efeitos da aquisição tardia da LIBRAS no desenvolvimento da pessoa surda a partir de ações educativas realizadas no processo alfabetização e socialização escolar. A metodologia adotada se embasou na pesquisa-ação e abordagem qualitativa, com alunos do 4° ano do ensino fundamental menor, especialmente, uma aluna surda, tendo como etapas: i) reconhecimento do campo; ii) aplicação de atividades e avaliação, se utilizando de observação, entrevistas abertas e diários de campo e iii) análise dos dados. Os resultados obtidos mostraram o interesse da comunidade escolar em aprender a LIBRAS e interagir com a aluna surda, porém, as dificuldades na aquisição da linguagem nesse processo inicial de inclusão ainda foram bastante significativas. Consideramos a necessidade de ampliação de debate sobre a questão e de um direcionamento fundamentado na promoção de ações afirmativas de toda a escola, que possibilitem a formação educacional e permitam o atendimento educacional especializado de pessoas que foram historicamente excluídas pela sociedade ouvinte.

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Biografia do Autor

  • Ann Letícia Aragão Guarany, Faculdade São Luís de França

    Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. Técnica em Assuntos Educacionais do Departamento de Apoio Pedagógico (DEAPE) da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: annguarany@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1504-8026

  • Kátia Cristina Aragão, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Especialista em LIBRAS e graduada em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França. E-mail: kaitinhacristina@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7393-6024

  • Edivaldo da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Doutor em Educação. Chefe Departamental/Coordenador de curso de graduação e Docente do Departamento de Letras Libras da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: edieinstein@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7793-7289

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Publicado

2021-07-10

Como Citar

GUARANY, Ann Letícia Aragão; ARAGÃO, Kátia Cristina; COSTA, Edivaldo da Silva. A pessoa surda e a aquisição tardia da Língua Brasileira de Sinais: uma análise da prática. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 8, n. 1, p. 129–142, 2021. DOI: 10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p129-142. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10951.. Acesso em: 13 nov. 2024.