Memória do samba na praça onze
PDF

Palavras-chave

Praça Onze
Memória social
Resistência negra
Prática do samba

Como Citar

Memória do samba na praça onze. Revista Aurora, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 41–58, 2013. DOI: 10.36311/1982-8004.2013.v7n1.3396. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3396.. Acesso em: 21 jun. 2024.

Resumo

O presente artigo busca analisar a região que ficou conhecida como Praça Onze, na cidade do Rio de Janeiro, como local de memória da cultura negra e da resistência do samba. A região da Praça Onze se destacou como local de uma série de práticas e rituais por parte da população mais pobre, especialmente sua parcela negra, da qual muitos eram oriundos da Bahia e instalados na então capital da República. Dentre estas práticas, podemos destacar o samba, o qual vai buscar sua aceitação social através da negociação entre seus produtores e as elites sociais. É nesse movimento que o samba procura se ordenar, seus compositores se profissionalizarem e sua identificação com o carnaval se institucionalizar, garantindo seu espaço físico e social, representando a resistência do povo e a memória de suas práticas.
PDF

Referências

APPIAH, Kuame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto. 1997.

BARATA, Denise. Samba e Partido-Alto: curimbas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: EdUERJ. 2012

BASTIDE, Roger. Mémoire collective et sociologie du bricolage. Revue de Année sociologique, 1970. P. 3-108.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, vol. 1. 4a Ed. São Paulo: Brasiliense. 1985.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto. 2011.

CASTRO, Maurício Barros de. Zicartola: política e samba na casa de Cartola e Dona Zica. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Prefeitura. 2004.

CASTRO, Mauricio Barros de. Memória do Projeto Kalunga: música popular e construção de identidades entre Rio de Janeiro e Luanda (1975-1980). In: FERRETTI, Sergio (org.). Museus Afrodigitais e política patrimonial. São Luís: EDUFMA, 2012, p. 63-92.

FENERICK, José Adriano. Nem do morro nem da cidade: as transformações do samba e a indústria cultural (1920-1945). São Paulo: Annablume, Fapesp. 2005.

GARDEL, André. O encontro entre Bandeira e Sinhô. Rio de Janeiro: Biblioteca Carioca. 1995.

GONÇALVES, Renata de Sá. Os ranchos pedem passagem: O carnaval no Rio de Janeiro do começo do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal das Culturas, Coordenaria de Documentação e Informação Cultural, Gerência de Informação. 2007.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice/ Editora Revista dos Tribunais. 1990.

MOURA, Roberto M. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. 2a Ed. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração. 1995. Disponível em: http://www.saberglobal.com.br/deondeabaianavem/download/TiaCiata_e_a_Pequena_%C3%81 frica_no_Rio.pdf

MUSSA, Alberto; SIMAS, Luiz Antonio. Samba de enredo: história e arte. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2010.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. São Paulo: In: Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica – São Paulo). 1993. No. 10. P. 7- 28.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, vol. 2, no. 3, 1989, P.3-15.

SARLO, Beatriz. Tempo passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2005.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Memória Coletiva e Identidade Nacional. São Paulo: Annablume. (prelo). 2013.

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. 2a Ed. Rio de Janeiro: Mauad. 1998.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Revista Aurora

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##