Memória do samba na praça onze

Autores

  • Victor Nigro Fernandes Solis Rio de Janeiro State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2013.v7n1.3396

Palavras-chave:

Praça Onze, Memória social, Resistência negra, Prática do samba

Resumo

O presente artigo busca analisar a região que ficou conhecida como Praça Onze, na cidade do Rio de Janeiro, como local de memória da cultura negra e da resistência do samba. A região da Praça Onze se destacou como local de uma série de práticas e rituais por parte da população mais pobre, especialmente sua parcela negra, da qual muitos eram oriundos da Bahia e instalados na então capital da República. Dentre estas práticas, podemos destacar o samba, o qual vai buscar sua aceitação social através da negociação entre seus produtores e as elites sociais. É nesse movimento que o samba procura se ordenar, seus compositores se profissionalizarem e sua identificação com o carnaval se institucionalizar, garantindo seu espaço físico e social, representando a resistência do povo e a memória de suas práticas.

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Biografia do Autor

Victor Nigro Fernandes Solis, Rio de Janeiro State University

Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ (PPCIS - UERJ), e-mail: victornigrosolis@hotmail.com.

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Publicado

2013-12-12

Como Citar

SOLIS, V. N. F. Memória do samba na praça onze. Revista Aurora, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 41–58, 2013. DOI: 10.36311/1982-8004.2013.v7n1.3396. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3396. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê