Desenvolvimento social por meio do desenvolvimento tecnológico: Um panorama sobre as Políticas Públicas no setor de tecnologia brasileiro no primeiro Governo FHC (1995-1999).
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2011.v4n2.1272Palavras-chave:
Globalização, Tecnologia de Informação, Políticas Públicas, DesenvolvimentoResumo
Considerada a real importância do fator tecnologia como uma das bases condutoras de inserção mundial de um país, este artigo visa analisar as políticas públicas de incentivo ao ramo de Ciência e Tecnologia de Informação (C&T.I) durante o primeiro Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-1999). No início dos anos 70, o Brasil deu um importante passo em seu processo de industrialização, tornando mais sólida nossa estrutura industrial, com a implantação ou consolidação de segmentos mais complexos. Entre os diversos setores, o desenvolvimento de uma industria brasileira no campo eletrônico objetivava a capacitação (e autonomia) nacional, cuja meta era vista pelo Governo como uma de suas prioridades.Contudo, devido diversos fatores como a crise da dívida dos anos 1980 e a adoção da política de estabilização e da estratégia de desenvolvimento de corte neoliberal nos anos 90 (juntamente com: abertura comercial, privatizações de empresas estatais e desregulamentação dos mercados) estes processos foram interrompidos.No Governo FHC a estratégia era buscar uma nova inserção da economia brasileira na Economia mundial, por meio do choque de competitividade, entretanto, sob diversas conjunturas, como as crises cambiais internacionais e o alto endividamento interno, esta estratégia foi barrada.Procuraremos discutir em que medida o Governo FHC, ao buscar uma nova inserção da Economia brasileira na Economia mundial, procurou implantar uma política de desenvolvimento tecnológico por meio da produção nacional de C&T.I. Discutiremos as políticas públicas para este setor e quais foram seus principais obstáculos, nos anos 90.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Aurora

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores cedem à Revista Aurora os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.