Americanismo e fordismo em tempos modernos.
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2007.v1n1.1169Palavras-chave:
cinema, americanismo e fordismoResumo
Este artigo apresenta alguns nexos ent re a obra cinematográfica de Charles Chaplin, Tempos Modernos (USA, 1936) e a acurada análise do filósofo da práxis Antonio Gramsci s obre o tema Americanismo e Fordismo (cadernos do cárcere nº22). Contemporâneos, os autores vivenciaram momentos de grande transformação na produção capitalista e as conseqüências dela resultantes.Downloads
Referências
CONY,C.H. (org.) Chaplin: ensaio-antologia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Americanismo e fordismo- 1934. (Cad.22) Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
JAMESON, Fredric. As sementes do tempo. São Paulo: Ática, 1997. LIGUORI,Guido. O pensamento de Gramsci na época da mundialização. In: Revista Novos Rumos, Ano 15, N32. 2000.
ROIO DEL, M. Os prismas de Gramsci: a fórmula política da frente única (1919-1926). São Paulo: Xamã, 2005.
ROIO, DEL, M; SILVA, E. da Cruz. A crise do mundo do trabalho e a atualidade de Gramsci. In: Revista Novos Rumos. Ano 18. No38. São Paulo: 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Lilian Victorino Félix de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.