Elementos do fascismo brasileiro
limites e possibilidades da educação para a democracia e emancipação
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2024.v5n11.p120-143Palavras-chave:
Educação e democracia, Elementos do fascismo, Cultura e emancipaçãoResumo
O presente estudo procura problematizar os elementos do fascismo considerando a conjuntura político-social brasileira e seus efeitos sobre a educação. A partir de revisão bibliográfica, parte-se da dramaturgia política atual para se discutir, por um lado, a necessidade da permanente elaboração do passado como tarefa democrática inadiável do presente em contraposição, por outro lado, à constante elaboração autoritária do presente por meio da produção de subjetividades via fakes news e outros dispositivos. Questiona-se, neste cenário, os limites e as possibilidades de ainda se educar para a democracia, para a emancipação, em contextos crescentemente neofacistas associados a políticas do neoliberalismo autoritário. Constata-se que a noção de adaptação, entre outros elementos do fascismo, se torna espécie de imperativo político e um fim derradeiro da cultura e da educação, fomentando o processo de tendências de ultradireita que se apresenta globalmente e com força nos últimos anos.
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