Elementos do fascismo brasileiro

limites e possibilidades da educação para a democracia e emancipação

Autores

  • Sueli Soares dos Santos Batista Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Emerson Freire Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) - Unidade de Pós-Graduação

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2024.v5n11.p120-143

Palavras-chave:

Educação e democracia, Elementos do fascismo, Cultura e emancipação

Resumo

O presente estudo procura problematizar os elementos do fascismo considerando a conjuntura político-social brasileira e seus efeitos sobre a educação. A partir de revisão bibliográfica, parte-se da dramaturgia política atual para se discutir, por um lado, a necessidade da permanente elaboração do passado como tarefa democrática inadiável do presente em contraposição, por outro lado, à constante elaboração autoritária do presente por meio da produção de subjetividades via fakes news e outros dispositivos. Questiona-se, neste cenário, os limites e as possibilidades de ainda se educar para a democracia, para a emancipação, em contextos crescentemente neofacistas associados a políticas do neoliberalismo autoritário. Constata-se que a noção de adaptação, entre outros elementos do fascismo, se torna espécie de imperativo político e um fim derradeiro da cultura e da educação, fomentando o processo de tendências de ultradireita que se apresenta globalmente e com força nos últimos anos.

Biografia do Autor

  • Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Realizou pós-doutorado na Escola de Comunicação e Artes da USP estudando as relações entre juventude, cultura, educação e trabalho (2023). Realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Coordena o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Atualmente é professora e pesquisadora colaboradora do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Leciona nas Fatecs Tatuapé e São Paulo para os cursos dos eixos tecnológicos de "Turismo, Hospitalidade e Lazer" e "Produção Cultural e Design". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Conceitos e contextos socioculturais do trabalho e da tecnologia na interface com a educação, Memória e História da educação profissional e tecnológica, Concepções e Políticas de Educação Profissional e Tecnológica, e Cultura, trabalho e educação. É professora pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (Unicamp), do Grupo Teoria Crítica e Formação Ético-Política (Ufscar) e do Grupo de Pesquisa Concepções e Políticas de EPT (CEETEPS)

Downloads

Publicado

30.06.2024

Como Citar

Elementos do fascismo brasileiro: limites e possibilidades da educação para a democracia e emancipação. (2024). Revista Fim Do Mundo, 5(11), 120-143. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2024.v5n11.p120-143