Sob a égide da crise e da barbárie

Comunidades Quilombolas e Capitalismo Contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p94-116

Palavras-chave:

Capital, Comunidades Quilombolas, Crise, Feministas

Resumo

O presente artigo buscou apreender os elementos constitutivos da crise sistêmica e estrutural e seus impactos na vida de diferentes grupos sociais e étnicos, sobretudo na conjuntura do golpe parlamentar-jurídico-midiático, instituído em 2016, na sociedade brasileira. Ademais, coube ressaltar o avanço do neofascismo e da extrema direita no Brasil e no mundo, desnudar os rebatimentos da crise cíclica do capital e os desmontes sociais na vida e no trabalho das comunidades quilombolas, sobretudo das mulheres negras. A partir de uma abordagem teórico-metodológica centrada no campo dos debates feministas negro e materialista, o artigo revela uma compreensão crítica sobre a intersecção entre racismo e sexismo enquanto sustentáculos do capitalismo financeirizado na contemporaneidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Milena Freitas Machado, UFBA

Doutora em estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo- PPGNEIM/UFBA. Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Serviço Social- UFBA e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas - GEPCOL/UFPE. Possui graduação em Serviço Social pela União Metropolitana de Educação e Cultura- UNIME Salvador (2010) e Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia- UFBA (2014).

Josimara Aparecida Delgado, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia-UFBA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher-NEIM Docente do PPGNEIM-UFBA. Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Serviço Social (CNPq-UFBA).

Downloads

Publicado

31.12.2022

Como Citar

Freitas Machado, M., & Delgado, J. A. (2022). Sob a égide da crise e da barbárie: Comunidades Quilombolas e Capitalismo Contemporâneo. Revista Fim Do Mundo, 3(8), 94–116. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p94-116

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)