A função perversa da grande mídia na desestabilização das leis trabalhistas

Autores

  • Mauro Donato Escritor e jornalista

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p195-209

Palavras-chave:

mídia, aplicativos, empreendedorismo, jornalismo, leis trabalhistas, desigualdade social, reformas

Resumo

Com admirável competência para criar mitos, os meios de comunicação de massa têm grande responsabilidade no imaginário popular pela miragem de um mundo paradisíaco: o do empreendedorismo. Essas empresas difundem o mantra fraudulento “seja seu próprio chefe”, quando mais honesto seria dizer “escravize-se voluntariamente sem causar consequências, nem punições, nem encargos, nem processos ao empresariado”. A grande mídia, ou mídia corporativa, tem papel fundamental na glamourização do empreendedorismo. Afirmar que tal iniciativa esteja “no DNA do brasileiro”, “no espírito do nosso povo” é corriqueiro no jornalismo parceiro do patronato. “Cinquenta e dois milhões de brasileiros possuem negócio próprio”, é algo dito na TV com naturalidade e sorriso no rosto dos apresentadores, com a intenção de fazer tal dado parecer um avanço. Na prática, são milhões de desempregados, pessoas a quem não restou alternativa a não ser sair em busca de alguns tostões diariamente fazendo bicos. Das empresas em atividade no país, 70% são de microempreendedores individuais (MEI). Denominar um camelô como empreendedor é mais um eufemismo do mundo encantado descolado da vida real. Todo esse discurso atende ao empresariado robusto, ávido por enterrar as conquistas de direitos de trabalhadores. Retrata ainda a particularidade da grande mídia no Brasil que está nas mãos de meia dúzia de famílias, um retrato da concentração de poder e de renda. Uma mídia que atua em interesse próprio e das grandes empresas anunciantes, em detrimento dos interesses dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauro Donato, Escritor e jornalista

escritor e jornalista. Autor de “Além do Pó” pela Editora Chiado (2016) sobre a resistência partigiana na Segunda Guerra Mundial, tem atuação em sites progressistas com matérias, artigos e entrevistas para as editorias de educação, política, movimentos sociais, cultura, comportamento, sustentabilidade. Foi âncora de programa diário (Live das 17) no canal do site DCM entrevistando senadores, deputados, vereadores, analistas políticos, artistas, líderes comunitários.

Downloads

Publicado

31.12.2022

Como Citar

Donato, M. (2022). A função perversa da grande mídia na desestabilização das leis trabalhistas. Revista Fim Do Mundo, 3(8), 195–209. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2022.v3n8.p195-209