A TRAJETÓRIA DE ESTUDOS DO GRUPO LUTE E O NECESSÁRIO DIÁLOGO COM GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n14.p32-47Palavras-chave:
Grupo de pesquisa, Gramsci, Política educacional, EstadoResumo
O presente artigo, organizado em três blocos, apresenta as produções do grupo de estudos Lutas Sociais, Trabalho e Educação (Lute) vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed/Udesc) que completa, neste ano de 2024, dez anos de existência. As nove pesquisas expostas, ancoradas na perspectiva do materialismo histórico-dialético, ao se apropriarem do repertório categorial de Antonio Gramsci, dentre os quais, Estado integral, aparelhos privados de egemonia, e intelectuais orgânicos, para pensar as políticas educacionais no Brasil, América Latina e África, contribuem para superar a clivagem simplista e linear de “público versus privado”, redimensionando-a à perspectiva da totalidade.
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