RAÇA E CLASSE NA AMÉRICA LATINA
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE MARIÁTEGUI PARA A TEORIA MARXISTA NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p326-342Palavras-chave:
Capitalismo, Indígenas, Marxismo, Proletariado, Raça e classeResumo
O presente artigo busca identificar, a partir de uma revisão de literatura, as contribuições do pensamento de Mariátegui sobre a questão indígena para que seja possível entender de que forma a junção do marxismo com o indigenismo, bem como o reconhecimento das reivindicações dos indígenas à terra, tem potencial para encorpar a produção marxista da América Latina sobre a luta revolucionária contra o capital. Para isso, será discutido neste artigo como Mariátegui aborda a realidade do problema do índio a partir do nacional e do internacional, identificando como a interação entre esses implica na necessidade de pensar o marxismo a partir das especificidades do país em questão. Pretende abordar também de que forma a análise materialista e a crítica socialista descobre e esclarece o problema do índio, identificando, portanto, suas raízes social-político-econômicas, tornando-se, portanto, fundamental para a compreensão profunda deste, indo, portanto, além da interpretação rasa que se apoia sobre a solução do problema indígena em uma fórmula humanitária ou filantrópica. E, por fim, discutir a questão da raça na América Latina como eixo fundamental para a análise marxista e para a luta proletária na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.