GRAMSCI EDUCADOR:

SÍNTESE DE UM LEGADO

Authors

  • Deise Rosalio Silva

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2021.v6n9.p90-103

Keywords:

Educação, Política, Revolução Permanente

Abstract

O texto versa sobre a perspectiva e atuação pedagógica de Antonio Gramsci, destacando algumas marcas educativas de sua trajetória, desde a sua militância juvenil até sua produção feita no cárcere. A concepção pedagógica gramsciana compõe o desenvolvimento de uma estratégia política de transformação social para a superação da subalternidade, portanto, encontra-se inerentemente atrelada a teoria política e a concepção de revolução desenvolvida pelo intelectual sardo. Por toda trajetória e produção, podemos compreender que a ação educativa traduz a máxima marxista de que o “educador deve ser educado” e sintetiza a vida e obra de Gramsci.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Deise Rosalio Silva

Professora da UFMG.

Published

2021-12-20

How to Cite

Silva, D. R. (2021). GRAMSCI EDUCADOR:: SÍNTESE DE UM LEGADO. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 6(9), 90–103. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2021.v6n9.p90-103

Issue

Section

Artigos