GRAMSCI EDUCADOR:
SÍNTESE DE UM LEGADO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2021.v6n9.p90-103Keywords:
Educação, Política, Revolução PermanenteAbstract
O texto versa sobre a perspectiva e atuação pedagógica de Antonio Gramsci, destacando algumas marcas educativas de sua trajetória, desde a sua militância juvenil até sua produção feita no cárcere. A concepção pedagógica gramsciana compõe o desenvolvimento de uma estratégia política de transformação social para a superação da subalternidade, portanto, encontra-se inerentemente atrelada a teoria política e a concepção de revolução desenvolvida pelo intelectual sardo. Por toda trajetória e produção, podemos compreender que a ação educativa traduz a máxima marxista de que o “educador deve ser educado” e sintetiza a vida e obra de Gramsci.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Práxis e Hegemonia Popular
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
At the time of online submission of articles, the Declaration of Responsibility and Copyright must be sent as an attached file.
The document grants publication rights to Revista Práxis e Hegemonia Popular and, in case of approval, also to carry out normative and grammatical adjustments in order to maintain the standards of the cultured language.