A PRESENÇA DO PENSAMENTO DE GRAMSCI NA ÁREA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.10787Keywords:
Gramsci, Educação, PolíticaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo contribuir com as reflexões sobre o pensamento gramsciano nas produções acadêmicas na área da educação brasileira por meio dos resultados obtidos na pesquisa intitulada Mapa Bibliográfico de Gramsci no Brasil. Mais especificamente, contribuir com reflexões acerca da relação entre educação, política e filosofia contidas no pensamento de Antonio Gramsci. A especificidade da filosofia da práxis delineada pelo filósofo italiano traz para o debate novas abordagens acerca da educação, por meio de uma construção teórico-prática, revolucionária, que visa a transformação do mundo a partir da criação de um novo projeto de sociedade.
Recebido em 06 de outubro de 2019
Aprovado em 15 de novembro de 2019
Editado em 15 de dezembro de 2019
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista Práxis e Hegemonia Popular
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
At the time of online submission of articles, the Declaration of Responsibility and Copyright must be sent as an attached file.
The document grants publication rights to Revista Práxis e Hegemonia Popular and, in case of approval, also to carry out normative and grammatical adjustments in order to maintain the standards of the cultured language.