A PRESENÇA DO PENSAMENTO DE GRAMSCI NA ÁREA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.10787

Palavras-chave:

Gramsci, Educação, Política

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo contribuir com as reflexões sobre o pensamento gramsciano nas produções acadêmicas na área da educação brasileira por meio dos resultados obtidos na pesquisa intitulada Mapa Bibliográfico de Gramsci no Brasil. Mais especificamente, contribuir com reflexões acerca da relação entre educação, política e filosofia contidas no pensamento de Antonio Gramsci. A especificidade da filosofia da práxis delineada pelo filósofo italiano traz para o debate novas abordagens acerca da educação, por meio de uma construção teórico-prática, revolucionária, que visa a transformação do mundo a partir da criação de um novo projeto de sociedade.

Recebido em 06 de outubro de 2019
Aprovado em 15 de novembro de 2019
Editado em 15 de dezembro de 2019

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Biografia do Autor

  • Barbara White, Universidade Federal Fluminense UFF/RJ

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Departamento: Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). Pedagoga/Orientadora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Maricá/RJ. Membro do NuFiPE/UFF.

  • Ana Valéria Dias Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP); Atua como Supervisora Educacional na Rede pública municipal de Educação de São Gonçalo e como Professora/Tutora de História na Educação
    do Curso de Pedagogia da UNIRIO/CEDERJ.

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Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PRESENÇA DO PENSAMENTO DE GRAMSCI NA ÁREA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. (2020). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 4(5), 136-144. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.10787

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