EDUCAÇÃO, PRÁXIS E EMANCIPAÇÃO HUMANA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2017.v2n2.p5-20

Keywords:

Emancipação humana, Práxis revolucionária, Educação em Gramsci, Nova Hegemonia

Abstract

Partindo do significado do conceito de emancipação humana no marxismo, este artigo aborda as condições de realização da práxis revolucionária destacando a centralidade da educação na concepção gramsciana tendo em vista a construção de uma nova hegemonia que conduza à plena emancipação humana.

Author Biography

  • Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/ SP

    Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq, Coordenador Geral do HISTEDBR e Professor Titular Colaborador Pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.

Published

2020-07-10

Issue

Section

Artigos

How to Cite

EDUCAÇÃO, PRÁXIS E EMANCIPAÇÃO HUMANA. (2020). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 2(2), 5-20. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2017.v2n2.p5-20