EDUCAÇÃO, PRÁXIS E EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2017.v2n2.p5-20

Palavras-chave:

Emancipação humana, Práxis revolucionária, Educação em Gramsci, Nova Hegemonia

Resumo

Partindo do significado do conceito de emancipação humana no marxismo, este artigo aborda as condições de realização da práxis revolucionária destacando a centralidade da educação na concepção gramsciana tendo em vista a construção de uma nova hegemonia que conduza à plena emancipação humana.

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Biografia do Autor

  • Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/ SP

    Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq, Coordenador Geral do HISTEDBR e Professor Titular Colaborador Pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.

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Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SAVIANI, Dermeval. EDUCAÇÃO, PRÁXIS E EMANCIPAÇÃO HUMANA. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 5–20, 2020. DOI: 10.36311/2526-1843.2017.v2n2.p5-20. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/10542.. Acesso em: 6 nov. 2024.