REFORMAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À SUBORDINAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES

Autores

  • Maria Margarida Machado
  • Carmen Moraes
  • Jaqueline Pereira Ventura

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p64-88

Palavras-chave:

Reformas educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, Formação integral humana, Manutenção da subalternidade

Resumo

O artigo analisa reformas educacionais da última década, voltadas para a Educação Básica de jovens e adultos das camadas populares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, focalizando as mudanças no Ensino Médio nos casos dos estados do Rio de Janeiro e de Goiás. Para compreender os sentidos produzidos pelas reformas em curso, foi utilizado o conceito gramsciano de Estado, tendo como ponto de partida o estudo da sociedade civil e dos interesses expressos na atuação dos sujeitos políticos que os propõem e implementam. Partindo da concepção gramsciana de formação integral humana e do papel da escola, foram problematizados os resultados e as implicações das reformas implementadas. Evidenciou-se a presença dos interesses privatistas e mercadológicos, de fundações e institutos ligados ao sistema financeiro, que dão sustentação à proposta de reforma do Ensino Médio. Verificou-se, no Rio de Janeiro, que, à medida que avançou a retração das matrículas no ensino presencial da EJA, ampliou-se e sofisticou-se a participação ativa de modelos educacionais mercantis flexíveis nessa modalidade. Constatou-se, em Goiás, o aprofundamento de uma proposta aligeirada e compensatória, com redução de tempo e de acesso a conhecimentos necessários para a conclusão da Educação Básica. As duas realidades expressam como determinadas reformas educacionais contribuem para a manutenção da subalternidade de jovens e adultos trabalhadores, assim como os excluem do acesso a uma formação integral humana.

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Biografia do Autor

Maria Margarida Machado

Graduada em História, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2013 a 2015. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Educação.

Carmen Moraes

Possui graduação em Psicologia [Licenciatura e Bacharelado] pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990). É Professora Titular da Universidade de São Paulo.

Jaqueline Pereira Ventura

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Machado, M. M., Moraes, C., & Ventura, J. P. (2022). REFORMAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À SUBORDINAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 64–88. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p64-88

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