PRÁXIS E FORMAÇÃO HUMANA: A CONCEPÇÃO "INTEGRAL" DE GRAMSCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2017.v2n2.p21-33

Palavras-chave:

Formação Humana, Gramsci, Práxis

Resumo

Não posso abordar o tema que me foi designado sem levar em consideração a realidade dramática que estamos vivendo no Brasil e que vem se precipitando nesses últimos meses. Parto dessa premissa, porque, se formos fieis ao espírito do legado deixado por Gramsci, a compreensão do seu pensamento ou dos seus conceitos não pode se limitar a análises técnicas e teóricas, mas, conforme ele apontou, precisa tornar-se uma “filologia vivente” (Q 11, §25, p. 1430) 1, ou seja, um estudo rigoroso do texto indissociavelmente vinculado às necessidades históricas e aos “problemas postos pela realidade, que são bem determinados e ‘originais’ na sua atualidade” (Q 11, §12, p. 1377). Procurarei, portanto, interpretar “práxis e formação humana” frente à crise que abala o Brasil e às lutas empreendidas pelos movimentos sociais e as organizações políticas populares contra a mais destruidora ofensiva desferida pela recrudescência do neoliberalismo.

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Biografia do Autor

Giovanni Semeraro, Universidade Federal Fluminense UFF/RJ

Doutor em Filosofia Política e em Educação, com doutorado sandwich pela Università degli Studi di Padova (1996), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Prof. Associado de Filosofia da Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), NiteróiRJ, atua na Graduação e Pós-Graduação, Pesquisador do CNPq e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofía, Política e Educação (NUFIPE)

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Semeraro, G. (2020). PRÁXIS E FORMAÇÃO HUMANA: A CONCEPÇÃO "INTEGRAL" DE GRAMSCI. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 2(2), 21–33. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2017.v2n2.p21-33

Edição

Seção

Artigos