PRÁXIS E FORMAÇÃO HUMANA: A CONCEPÇÃO "INTEGRAL" DE GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2017.v2n2.p21-33Palavras-chave:
Formação Humana, Gramsci, PráxisResumo
Não posso abordar o tema que me foi designado sem levar em consideração a realidade dramática que estamos vivendo no Brasil e que vem se precipitando nesses últimos meses. Parto dessa premissa, porque, se formos fieis ao espírito do legado deixado por Gramsci, a compreensão do seu pensamento ou dos seus conceitos não pode se limitar a análises técnicas e teóricas, mas, conforme ele apontou, precisa tornar-se uma “filologia vivente” (Q 11, §25, p. 1430) 1, ou seja, um estudo rigoroso do texto indissociavelmente vinculado às necessidades históricas e aos “problemas postos pela realidade, que são bem determinados e ‘originais’ na sua atualidade” (Q 11, §12, p. 1377). Procurarei, portanto, interpretar “práxis e formação humana” frente à crise que abala o Brasil e às lutas empreendidas pelos movimentos sociais e as organizações políticas populares contra a mais destruidora ofensiva desferida pela recrudescência do neoliberalismo.
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