Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732008000200008Parole chiave:
Maquiavel, educação, cidadania,Abstract
Maquiavel é popularmente conhecido por uma teoria política associada ao seu nome: “maquiavelismo”. O artigo realiza um esforço inicial para afastar o pensamento maquiaveliano de semelhante concepção. Em seguida, faz uma análise detalhada de todas as ocorrências do termo “educação”, num total de onze, na sua obra. A hipótese que orienta nossa reflexão é de que a educação é pensada por Maquiavel como uma força destinada a controlar a desordem inerente ao movimento tanto do desejo quanto da natureza impedindo os efeitos deletérios daquele sobre a vida política. Graças à educação, o homem é capaz de conhecer a “natureza das coisas”, isto é, saber o que as coisas são “desde sempre” e, desta maneira, antecipar-se ao “curso das coisas ordenado pelos céus”. Por fim, procuramos mostrar que, para Maquiavel, a educação possibilita moldar o comportamento dos indivíduos de tal modo que é possível redirecionar o curso das coisas para uma ordem coerente com o bem coletivo.Downloads
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Pubblicato
2008-12-10
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Come citare
AMES, José Luiz. Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 31, n. 2, p. 137–152, 2008. DOI: 10.1590/S0101-31732008000200008. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/986.. Acesso em: 25 nov. 2024.