"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732004000200005Parole chiave:
Nietzsche, cultura, educaçãAbstract
O presente artigo aborda a concepção de “unidade de estilo” forjada por Nietzsche nos escritos da época de professorado na Universidade de Basiléia. Pretende-se mostrar a conexão entre tal concepção e a defesa da necessidade de educação dos instintos, nesse momento da obra ainda fortemente associada ao conjunto de um povo ou cultura; no caso, a cultura grega. Ao centro, o desafio de se compreender a duplicidade de apolíneo e dionisíaco, para além da esfera estrita da arte trágica.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Pubblicato
2004-12-01
Fascicolo
Sezione
Articoli e Recensioni
Licenza
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
Come citare
RODRIGUES, Luzia Gontijo. "Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 27, n. 2, p. 75–95, 2004. DOI: 10.1590/S0101-31732004000200005. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/879.. Acesso em: 21 nov. 2024.