"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732004000200005Palavras-chave:
Nietzsche, cultura, educaçãResumo
O presente artigo aborda a concepção de “unidade de estilo” forjada por Nietzsche nos escritos da época de professorado na Universidade de Basiléia. Pretende-se mostrar a conexão entre tal concepção e a defesa da necessidade de educação dos instintos, nesse momento da obra ainda fortemente associada ao conjunto de um povo ou cultura; no caso, a cultura grega. Ao centro, o desafio de se compreender a duplicidade de apolíneo e dionisíaco, para além da esfera estrita da arte trágica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
01-12-2004
Edição
Seção
Artigos e Comentários
Licença
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
Como Citar
RODRIGUES, Luzia Gontijo. "Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 27, n. 2, p. 75–95, 2004. DOI: 10.1590/S0101-31732004000200005. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/879.. Acesso em: 21 nov. 2024.