"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732004000200005Keywords:
Nietzsche, cultura, educaçãAbstract
O presente artigo aborda a concepção de “unidade de estilo” forjada por Nietzsche nos escritos da época de professorado na Universidade de Basiléia. Pretende-se mostrar a conexão entre tal concepção e a defesa da necessidade de educação dos instintos, nesse momento da obra ainda fortemente associada ao conjunto de um povo ou cultura; no caso, a cultura grega. Ao centro, o desafio de se compreender a duplicidade de apolíneo e dionisíaco, para além da esfera estrita da arte trágica.Published
2004-12-01
Issue
Section
Articles and Comments
License
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This is an article published in open access under a Creative Commons license
.
How to Cite
"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche. (2004). Trans/Form/Ação, 27(2), 75-95. https://doi.org/10.1590/S0101-31732004000200005