"Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732004000200005Palabras clave:
Nietzsche, cultura, educaçãResumen
O presente artigo aborda a concepção de “unidade de estilo” forjada por Nietzsche nos escritos da época de professorado na Universidade de Basiléia. Pretende-se mostrar a conexão entre tal concepção e a defesa da necessidade de educação dos instintos, nesse momento da obra ainda fortemente associada ao conjunto de um povo ou cultura; no caso, a cultura grega. Ao centro, o desafio de se compreender a duplicidade de apolíneo e dionisíaco, para além da esfera estrita da arte trágica.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Publicado
01-12-2004
Número
Sección
Artículos y Comentarios
Licencia
Derechos de autor 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto publicado bajo una licencia Creative Commons.
Cómo citar
RODRIGUES, Luzia Gontijo. "Unidade de estilo" e educação dos impulsos em escritos de juventude de Friedrich Nietzsche. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 27, n. 2, p. 75–95, 2004. DOI: 10.1590/S0101-31732004000200005. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/879.. Acesso em: 21 nov. 2024.