Investigação sobre as contramedidas para o desenvolvimento da educação ecológica da civilização nas escolas no contexto da diversidade cultural

Autores

  • Bingyu Chang School of art, Southeast University
  • Xiaodan Liu Jinzhong University
  • Chao Xian Pusan National University

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46esp.p21

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Educação da civilização ecológica, Contramedidas para o desenvolvimento

Resumo

A civilização ecológica é uma forma de civilização e possui valores culturais. No processo de desenvolvimento econômico e social, devido às diferenças nas práticas sociais, diferentes países, regiões e grupos étnicos são forçados a diferir em sua compreensão da conotação da civilização ecológica e de sua expressão externa. No contexto da diversidade cultural, o desenvolvimento da educação da civilização ecológica na China é um projeto sistemático de longo prazo, que requer a participação conjunta do povo, e pode, de modo geral, ser realizado em três níveis, incluindo o nível social, o nível nacional e o nível escolar. O presente artigo argumenta que toda a sociedade é o solo para desenvolver a educação da civilização ecológica; na China, o governo é a garantia externa e as escolas são o principal campo de batalha. Nesse sentido, o governo confia essencialmente nas escolas para alcançar o objetivo da educação da civilização ecológica. Portanto, o presente artigo se concentrará no nível escolar, baseado na diversidade cultural dos dias atuais, para discutir as contramedidas para o desenvolvimento da educação da civilização ecológica, na China, que inclui o sistema de metas, professores, estudantes, currículo, metodologia e meio ambiente. Além disso, o presente artigo toma a região de Sichuan-Tibet e a cidade de Tianjin como exemplos para elaborar as ações específicas de integração da cultura ecológica étnica com a educação da civilização ecológica nas escolas.

Biografia do Autor

  • Bingyu Chang, School of art, Southeast University

    School of Art, Southeast University, Nanjing, 210096 - China; School of Arts, Jinzhong University, Jinzhong, 030619 – China. https://orcid.org/ 0000-0002-2841-3961.

  • Xiaodan Liu , Jinzhong University

    School of Arts, Jinzhong University, Jinzhong, 030619 – China. https://orcid.org/0000-0001-9389-3917.

  • Chao Xian , Pusan National University

    School of art, Pusan National University, Busan 46241 – Republic of Korea. https://orcid.org/0000-0003-1783-0484.

Referências

CHEN, J. On the Theoretical Character of Xi Jinping’s Thought on Ecological Civilization. Qinghai Social Science, n. 6, p. 85-93, 2020.

JI, C. W. Interpretation of the Cultural Connotation of “Ecological Civilization”. Primary and Secondary Education, n. 11, p. 57-60, 2013.

LIN, F. The Philosophical Implications of Xi Jinping’s Thought on Ecological Civilization. Journal of Qiqihar University (Philosophy and Social Science Edition), n. 12, p. 1-3, 2020.

LIU, R. K. The Integration of Ethnic Ecological Culture into Ecological Civilization Education in Yunnan and Guizhou Universities. Environmental Education, n. Z1, p. 47-49, 2022.

LIU, Y.; XUE, R. Interpretation of the Connotation of Ecological Civilization and Its Institutional Guarantee. Research on Finance and Economics, n. 5, p. 19-25, 2019.

LV, Z. M.; WU, Y. R. Seventy Years of Environmental Rule of Law in China: from History to the Future. China Law Review, n. 5, p. 16-20, 2019.

QING, Z. H.; Liu, Q. The Vision of Socialist Ecological Civilization Construction after the Great Epidemic, the Dilemma of the Way Forward and Its Challenges. Journal of China University of Geosciences (Social Science Edition), v. 21, n. 3, p. 1-17, 2021.

REN, H. An Analysis of the Concept of “Party and Government Share Responsibility in the Construction of China’s Environmental Accountability System. Journal of Beijing University of Technology (Social Science Edition), n. 2, p. 19-26, 2018.

SONG, G. D. The Rule of Party Regulations: General Principles of Party Regulations. Beijing: Law, 2021.

SONG, G. D.; ZHANG, W. X. Party Regulations. Beijing: Higher Education, 2020.

XI, J. P. Promoting the Construction of China’s Ecological Civilization to A New Level. Seeking Truth, n. 3, p. 1-6, 2019.

YANG, M. Y. Promoting the Convergence of Administrative Legal System and Party Regulations System-Based on the Examination of the “Convergence Regulation. China Administrative Management, n. 4, p. 58-68, 2021.

ZHU, Q. W. Government Structure and Party-Government Relations. Jinan Journal (Philosophy and Social Science Edition), n. 7, p. 112-116, 2019.

Received: 26/07/2022

Approved: 27/09/2022

Publicado

07-03-2023

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

Investigação sobre as contramedidas para o desenvolvimento da educação ecológica da civilização nas escolas no contexto da diversidade cultural. (2023). Trans/Form/Ação, 46(Edição Especial), 21-36. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46esp.p21