Semiologia e pintura segundo René Passeron
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31731981000100005Parole chiave:
Semiologia, Estética, Ciências humanas, Filosofia da arte, Pintura, Cor, Linhas, Valores, Significação, Linguagem, CódigoAbstract
Trata-se de uma síntese das principais idéias de René Passeron a propósito da fundamentação de uma análise lingüístico-semiótica das obras pictóricas. Em que medida um quadro pode ser considerado um texto? Quais seriam os elementos básicos de uma pintura? Podemos falar em articulações de unidades no campo visual definido por uma obra dessa natureza? E quais os repertórios e as regras combinatórias? O artigo propõe a discussão destes problemas a partir das rigorosas e oportunas colocações do importante teórico, crítico e historiador da arte, infelizmente quase desconhecido entre nós.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 1981 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.