Semiologia e pintura segundo René Passeron

Autori

  • Wilcon Pereira

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31731981000100005

Parole chiave:

Semiologia, Estética, Ciências humanas, Filosofia da arte, Pintura, Cor, Linhas, Valores, Significação, Linguagem, Código

Abstract

Trata-se de uma síntese das principais idéias de René Passeron a propósito da fundamentação de uma análise lingüístico-semiótica das obras pictóricas. Em que medida um quadro pode ser considerado um texto? Quais seriam os elementos básicos de uma pintura? Podemos falar em articulações de unidades no campo visual definido por uma obra dessa natureza? E quais os repertórios e as regras combinatórias? O artigo propõe a discussão destes problemas a partir das rigorosas e oportunas colocações do importante teórico, crítico e historiador da arte, infelizmente quase desconhecido entre nós.

Pubblicato

1981-01-01 — Aggiornato il 2023-02-17

Fascicolo

Sezione

Articoli e Recensioni

Come citare

Semiologia e pintura segundo René Passeron. (2023). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 4, 61-71. https://doi.org/10.1590/S0101-31731981000100005