Semiologia e pintura segundo René Passeron
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31731981000100005Palabras clave:
Semiologia, Estética, Ciências humanas, Filosofia da arte, Pintura, Cor, Linhas, Valores, Significação, Linguagem, CódigoResumen
Trata-se de uma síntese das principais idéias de René Passeron a propósito da fundamentação de uma análise lingüístico-semiótica das obras pictóricas. Em que medida um quadro pode ser considerado um texto? Quais seriam os elementos básicos de uma pintura? Podemos falar em articulações de unidades no campo visual definido por uma obra dessa natureza? E quais os repertórios e as regras combinatórias? O artigo propõe a discussão destes problemas a partir das rigorosas e oportunas colocações do importante teórico, crítico e historiador da arte, infelizmente quase desconhecido entre nós.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1981 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto publicado bajo una licencia Creative Commons.