Semiologia e pintura segundo René Passeron

Autores

  • Wilcon Pereira

Palavras-chave:

Semiologia, Estética, Ciências humanas, Filosofia da arte, Pintura, Cor, Linhas, Valores, Significação, Linguagem, Código

Resumo

Trata-se de uma síntese das principais idéias de René Passeron a propósito da fundamentação de uma análise lingüístico-semiótica das obras pictóricas. Em que medida um quadro pode ser considerado um texto? Quais seriam os elementos básicos de uma pintura? Podemos falar em articulações de unidades no campo visual definido por uma obra dessa natureza? E quais os repertórios e as regras combinatórias? O artigo propõe a discussão destes problemas a partir das rigorosas e oportunas colocações do importante teórico, crítico e historiador da arte, infelizmente quase desconhecido entre nós.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

01-01-1981 — Atualizado em 17-02-2023

Como Citar

Pereira, W. (2023). Semiologia e pintura segundo René Passeron. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 4, 61–71. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/12036

Edição

Seção

Artigos e Comentários