Semiologia e pintura segundo René Passeron

Autores

  • Wilcon Pereira

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31731981000100005

Palavras-chave:

Semiologia, Estética, Ciências humanas, Filosofia da arte, Pintura, Cor, Linhas, Valores, Significação, Linguagem, Código

Resumo

Trata-se de uma síntese das principais idéias de René Passeron a propósito da fundamentação de uma análise lingüístico-semiótica das obras pictóricas. Em que medida um quadro pode ser considerado um texto? Quais seriam os elementos básicos de uma pintura? Podemos falar em articulações de unidades no campo visual definido por uma obra dessa natureza? E quais os repertórios e as regras combinatórias? O artigo propõe a discussão destes problemas a partir das rigorosas e oportunas colocações do importante teórico, crítico e historiador da arte, infelizmente quase desconhecido entre nós.

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Publicado

1981-01-01

Edição

Seção

Artigos/Articles