O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel

Autori

  • Rodrigo Pelloso Gelamo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732008000200009

Parole chiave:

ensino da filosofia, Hegel, filosofia alemã

Abstract

: Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino.

Pubblicato

2008-12-10

Fascicolo

Sezione

Articoli e Recensioni

Come citare

O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel. (2008). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 31(2), 153-166. https://doi.org/10.1590/S0101-31732008000200009

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i