Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0101-31732000000100002Résumé
Este artigo investiga, sob a perspectiva de uma estética do efeito, as origens da assim chamada “estética da época de Goethe”, segundo a obra de Lessing, Winckelmann e Herder. Pretende-se mostrar que há nestes autores tanto uma influência do parâmetro do efeito, suscitado pela obra de arte no espectador, quanto o apontamento para uma instância, por assim dizer crítica, idealista e especulativa de apreciação do fenômeno artístico.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2000-01-01
Numéro
Rubrique
Articles et Commentaires
Licence
© TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.
Comment citer
WERLE, Marco Aurélio. Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 23, n. 1, p. 19–50, 2000. DOI: 10.1590/S0101-31732000000100002. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/812.. Acesso em: 22 nov. 2024.