Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?

Autores

  • Marco Aurélio Werle

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732000000100002

Resumo

Este artigo investiga, sob a perspectiva de uma estética do efeito, as origens da assim chamada “estética da época de Goethe”, segundo a obra de Lessing, Winckelmann e Herder. Pretende-se mostrar que há nestes autores tanto uma influência do parâmetro do efeito, suscitado pela obra de arte no espectador, quanto o apontamento para uma instância, por assim dizer crítica, idealista e especulativa de apreciação do fenômeno artístico.

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Publicado

01-01-2000

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

WERLE, Marco Aurélio. Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 23, n. 1, p. 19–50, 2000. DOI: 10.1590/S0101-31732000000100002. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/812.. Acesso em: 13 nov. 2024.