Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732000000100002Abstract
Este artigo investiga, sob a perspectiva de uma estética do efeito, as origens da assim chamada “estética da época de Goethe”, segundo a obra de Lessing, Winckelmann e Herder. Pretende-se mostrar que há nestes autores tanto uma influência do parâmetro do efeito, suscitado pela obra de arte no espectador, quanto o apontamento para uma instância, por assim dizer crítica, idealista e especulativa de apreciação do fenômeno artístico.Downloads
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Published
2000-01-01
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How to Cite
WERLE, Marco Aurélio. Winckelmann, Lessing e Herder: estéticas do efeito?. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 23, n. 1, p. 19–50, 2000. DOI: 10.1590/S0101-31732000000100002. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/812.. Acesso em: 22 nov. 2024.