Educação, experiência formativa e pensamento dialético em Theodor W. Adorno Michel Aires de Souza Dias

Auteurs-es

  • Michel Aires de Souza Dias

DOI :

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45n4.p159

Mots-clés :

Adorno., Educação., Experiência., Dialética.

Résumé

No século XVIII, Kant avaliou que seu período histórico não era uma época de esclarecimento, mas de menoridade, devido à incapacidade do homem de se servir de seu próprio entendimento. Adorno atualizou esse problema, interpretando a menoridade, em nossa época, em termos de perda da experiência. Os homens não são mais aptos à experiência, pois a aparelhagem técnica e econômica impede o esclarecimento e a conscientização da realidade. A partir desse diagnóstico, o objetivo do presente artigo é investigar o pensamento educacional de Adorno, em suas possibilidades de emancipação. Em nosso ponto de vista, o papel da educação, no pensamento do frankfurtiano, é recuperar a autonomia crítica dos indivíduos, por meio do pensamento dialético, para a reconstrução da experiência danificada.

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Recebido: 23/10/2021 Aceito: 05/05/2022

Publié

2022-09-14 — Mis(e) à jour 2022-09-21

Numéro

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Comment citer

Educação, experiência formativa e pensamento dialético em Theodor W. Adorno Michel Aires de Souza Dias. (2022). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 45(4), 159-178. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45n4.p159