Educação, experiência formativa e pensamento dialético em Theodor W. Adorno Michel Aires de Souza Dias

Autores

  • Michel Aires de Souza Dias

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45n4.p159

Palavras-chave:

Adorno., Educação., Experiência., Dialética.

Resumo

No século XVIII, Kant avaliou que seu período histórico não era uma época de esclarecimento, mas de menoridade, devido à incapacidade do homem de se servir de seu próprio entendimento. Adorno atualizou esse problema, interpretando a menoridade, em nossa época, em termos de perda da experiência. Os homens não são mais aptos à experiência, pois a aparelhagem técnica e econômica impede o esclarecimento e a conscientização da realidade. A partir desse diagnóstico, o objetivo do presente artigo é investigar o pensamento educacional de Adorno, em suas possibilidades de emancipação. Em nosso ponto de vista, o papel da educação, no pensamento do frankfurtiano, é recuperar a autonomia crítica dos indivíduos, por meio do pensamento dialético, para a reconstrução da experiência danificada.

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Recebido: 23/10/2021 Aceito: 05/05/2022

Publicado

14-09-2022 — Atualizado em 21-09-2022

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

Educação, experiência formativa e pensamento dialético em Theodor W. Adorno Michel Aires de Souza Dias. (2022). Trans/Form/Ação, 45(4), 159-178. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45n4.p159