Educação, experiência formativa e pensamento dialético em Theodor W. Adorno Michel Aires de Souza Dias

Autores/as

  • Michel Aires de Souza Dias

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2022.v45n4.p159

Palabras clave:

Adorno., Educação., Experiência., Dialética.

Resumen

No século XVIII, Kant avaliou que seu período histórico não era uma época de esclarecimento, mas de menoridade, devido à incapacidade do homem de se servir de seu próprio entendimento. Adorno atualizou esse problema, interpretando a menoridade, em nossa época, em termos de perda da experiência. Os homens não são mais aptos à experiência, pois a aparelhagem técnica e econômica impede o esclarecimento e a conscientização da realidade. A partir desse diagnóstico, o objetivo do presente artigo é investigar o pensamento educacional de Adorno, em suas possibilidades de emancipação. Em nosso ponto de vista, o papel da educação, no pensamento do frankfurtiano, é recuperar a autonomia crítica dos indivíduos, por meio do pensamento dialético, para a reconstrução da experiência danificada.

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Recebido: 23/10/2021 Aceito: 05/05/2022

Publicado

14-09-2022 — Actualizado el 21-09-2022

Número

Sección

Artículos y Comentarios

Cómo citar

AIRES DE SOUZA DIAS, Michel. Educação, experiência formativa e pensamento dialético em Theodor W. Adorno Michel Aires de Souza Dias. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 45, n. 4, p. 159–178, 2022. DOI: 10.1590/0101-3173.2022.v45n4.p159. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13729.. Acesso em: 24 nov. 2024.