Os tesouros de Crateto: sobre a validade do estudo histórico da filosofia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732002000100002Palabras clave:
História da filosofia, alteridade, valor formativoResumen
Em relação ao nosso presente, o passado é ao mesmo tempo próximo e distante, semelhante e distinto. Geralmente estudamos a história da filosofia para encontrar semelhanças ou afinidades com nossa atitude filosófica.Mas o pensamento do passado é freqüentemente diferente do nosso e nos leva a rever nossas respeitáveis opiniões. A abertura ao “outro”, em sentido diacrônico, é hoje o valor formativo essencial (e não só informativo!) da história da filosofia.Publicado
12-01-2002
Número
Sección
Artículos y Comentarios
Licencia
Derechos de autor 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo publicado en acceso abierto bajo una licencia Creative Commons.
Cómo citar
Os tesouros de Crateto: sobre a validade do estudo histórico da filosofia. (2002). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 25(1), 19-28. https://doi.org/10.1590/S0101-31732002000100002