O DE ANIMA DE ARISTÓTELES E A CONCEPÇÃO DAS FACULDADES DA ALMA NO KITÁB AL-NAFS (LIVRO DA ALMA, DE ANIMA) DE IBN SINA (AVICENA)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732011000500005Palabras clave:
Aristóteles. Ibn Sina. Avicena. alma. faculdades da alma. &loso&a islâmicaResumen
Este artigo apresenta uma comparação conceitual entre a obra De anima, de Aristóteles, e a concepção das faculdades da alma no Kitáb al-Nafs – edição árabe – (Livro da Alma, De anima), de Ibn Sina (Avicena), com o intuito de mostrar similitudes e in#uências de Aristóteles sobre o pensamento de Ibn Sina, nessa temática. Destaca, ainda, como e a época em que o estagirita foi recebido em terras do Islã, indicando o seu primeiro receptor, o &lósofo Al-Kindi, assim como, de modo pormenorizado, uma comparação sobre a de&nição de alma dada pelos dois &lósofos, e as três espécies de alma, com ênfase para o conceito de alma racional. Apresenta, também, a estrutura de cada uma das obras.Publicado
30-11-2011
Número
Sección
Artículos y Comentarios
Licencia
Derechos de autor 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo publicado en acceso abierto bajo una licencia Creative Commons.
Cómo citar
O DE ANIMA DE ARISTÓTELES E A CONCEPÇÃO DAS FACULDADES DA ALMA NO KITÁB AL-NAFS (LIVRO DA ALMA, DE ANIMA) DE IBN SINA (AVICENA). (2011). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 34(3), 41-50. https://doi.org/10.1590/S0101-31732011000500005