Lei e violência ou a legitimação política em Maquiavel
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732011000100003Resumen
Uma das mais famosas e inovadoras teses de Maquiavel é a afirmação de que as boas leis nascem dos conflitos sociais, segundo o exemplo romano das oposições entre plebe e nobres. Os conflitos são capazes de produzir ordem por conter a força constritiva própria da necessidade, que impede a ambição de reinar. Contudo, a lei não neutraliza o conflito, mas apenas lhe dá uma ordenação. A lei está, pois, exposta à história, à contínua mudança, o que significa dizer que é potencialmente corruptível. Por causa desta possibilidade, Maquiavel afirma que um Estado somente mantém sua autoridade por meio de um retorno contínuo ao momento da origem, isto é, à revivência da experiência do “medo”, do “terror” e da “punição” do acontecimento originário da fundação. Assim, na origem da lei está a violência, cuja função é proporcionar a legitimação de seu exercício pelo aparato estatal como única forma de preservar da ruína a vida política.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Publicado
25-07-2011
Número
Sección
Artículos y Comentarios
Licencia
Derechos de autor 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto publicado bajo una licencia Creative Commons.
Cómo citar
AMES, José Luiz. Lei e violência ou a legitimação política em Maquiavel. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 34, n. 1, p. 21–42, 2011. DOI: 10.1590/S0101-31732011000100003. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1044.. Acesso em: 22 nov. 2024.