Fundamentos e aplicações da sentiômica: a ciência da capacidade de sentir

Autores

  • Alfredo Pereira Junior UNESP
  • Vinícius Jonas de Aguiar CFCUL

Palavras-chave:

Sentiômica, Cognição Musical, Consciência, Sentiência, Qualiômica

Resumo

A sentiência, definida como a capacidade inconsciente de se ter experiência consciente do sentir, é um fenômeno psicobiológico, envolvendo padrões dinâmicos de ondas eletroquímicas, em sistemas vivos. O processo de sentir pode ser estudado em duas modalidades: a) identificação empírica e análise dos padrões temporais universais que caracterizam a sentiência, cujo estudo seria a Sentiômica; b) identificação introspectiva e relato da variedade de experiências conscientes, na perspectiva de primeira pessoa, cujo estudo seria a Qualiômica. A Qualiômica é, sem dúvida, um desafio para a ciência convencional, como afirmado no “problema difícil da consciência” (CHALMERS, 1995), pois a perspectiva de primeira pessoa não é acessível aos métodos de medição e às explicações científicas convencionais. A Sentiômica, enfocando padrões dinâmicos que definem a capacidade de sentir, é, portanto, por definição, suscetível de um tratamento empírico e experimental. Neste artigo, propõe-se contextualizar pressupostos e problemas filosóficos da Sentiômica e apresentar algumas das suas diversas aplicações, com foco na sua relação com a música.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Pereira Junior, UNESP

Professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP/Botucatu) Botucatu, SP –Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5960-041X.

Vinícius Jonas de Aguiar, CFCUL

Investigador pós-doutoral no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), Lisboa – Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1778-1582.

Referências

BASBAUM, S. R. Linguagem em carne viva: corpo, percepção, linguagem (rumo a uma semântica aberta do gesto). Revista Poiesis, v. 2, n. 35, p. 297-324, 2020. DOI: 0.22409/poiesis.v21i35.38644.

BECHTEL, W. The epistemology of evidence in cognitive neuroscience. In: SKIPPER JR., C. et al. (ed.). Philosophy and the life sciences: a reader, Cambridge: MIT Press, 2014. Disponível em: http://mechanism.ucsd.edu/epist.evidence.bechtel.july2004.pdf. Acesso em: 04 out. 2021.

BOVENKAMP, F.V. Exploring the Matrix: Subspace Vortex and Vacuum Geometry. 2013. Disponível em: http://www.frankvandenbovenkamp.com/explore.htm. Acesso em: 12 set. 2021.

CARIANI, P. As Time Really Mattered. In: PRIBRAM, K. (ed.). Origins: Brain and Self-Organization. New York: Lawrence Erlbaum Assoc., 1994. p. 208-252.

CARRARA-AUGUSTENBORG, C.; PEREIRA JR., A. Brain endogenous feedback and degrees of consciousness. In: CAVANNA, A.; NANI, A. (ed.). Consciousness: States, Mechanisms and Disorders. New York: Nova Science, 2012. p. 33-53.

CHALMERS, D. J. The Conscious Mind. New York: Oxford University Press, 1996.

CLYNES, M. Sentics: The touch of emotions. New York: Anchor, 1977.

DENNETT, D. C. Consciousness Explained. Boston: Little, Brown, 1991.

ELIOT, T. S. Poemas. Trad. C. W. Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

FELL, J. Identifying neural correlates of consciousness: The state space approach. Consciousness Cogn, v. 13, p. 709-729, 2004.

FLUSSER, V. Gestures. Trad. N. A. Roth. Minnesota: University of Minnesota Press, 2014.

FODOR, J. A. The language of thought. Harvard: Harvard University Press, 1975.

FRITH, C. D. The neural basis of consciousness. Psychological medicine, v. 51, n. 4, p. 550-562, 2021.

GARCIA, J. W. Amazing Amazon: estética evolucionária. São Paulo: Lemos, 2002.

GODØY, R. I.; LEMAN, M. (ed.). Musical gestures: Sound, movement, and meaning. London: Routledge, 2010.

HARUVI, A. et al. Differences in the effects on human focus of music playlists and personalized soundscapes, as measured by brain signals. bioRxiv, 2021. DOI: 10.1101/2021.04.02.438269.

HODGES, D.; THAUT, M. (ed.). The Oxford handbook of music and the brain. Oxford University Press, 2019.

JENNY, H. Cymatics: a study of wave phenomena & vibration, v. 1-2, edição revisada. New Hampshire: Macromedia, 2001.

KASTRUP, B. An ontological solution to the mind-body problem. Philosophies, v. 2, n. 2, Article 10, 2017.

KELSO, J. A. S. Dynamic patterns: The self-organization of brain and behavior. Cambridge: MIT Press, 1995.

LANGER, S. K. Ensaios filosóficos. São Paulo: Cultrix, 1971.

LIMA, V. M. F. de; PEREIRA JR., A.; OLIVEIRA, G. L. de. The Spreading Depression Propagation: How Electrochemical Patterns Distort or Create Perception. Open Journal of Biophysics, v. 11, n. 2, p. 133-146, 2021.

LLOYD, D. Mind as music. Frontiers in Psychology, v. 2, n. 63, p. 1-11, 2011.

LLOYD, D. The Musical Structure of Time in the Brain: Repetition, Rhythm, and Harmony in fMRI During Rest and Passive Movie Viewing. Frontiers in computational neuroscience, v. 13, n. 98, 1-14, 2020.

MAZZOLA, G. et al. The Topos of Music III: Gestures. 2. ed. Cham: Springer, 2018.

MEIJER, D. K. F. et al. Biophysics of consciousness: A scale-invariant acoustic information code of a superfluid quantum space guides the mental attribute of the universe. In: BANDYOPADHYAY, A.; RAY, K. (ed.). Rhythmic Oscillations in Proteins to Human Cognition. Singapore: Springer, 2021. p. 213-361.

MEIJER, D. K. F. et al. Consciousness in the Universe Is Tuned by a Musical Master Code: A Hydrodynamic Superfluid Quantum Space Guides a Conformal Mental Attribute of Reality. The Hard Problem in Consciousness Studies Revisited. Quantum Biosystems, v. 11, n. 1, p. 31-71, 2020.

MITTELBERG, I. Gestures and iconicity. In: MÜLLER, C. et al. (ed.). Body-Language-Communication: An International Handbook on Multimodality in Human Interaction, Haia, v. 2, p. 1712-1732, 2014. DOI: 10.1515/9783110302028.

MÜLLER, C. et al. (ed.). Body-Language-Communication: An International Handbook on Multimodality in Human Interaction, v. 1-2. Haia: De Gruyter Mouton, 2014.

NAGEL, T. What is it like to be a bat? Philosophical Review, v. 83, p. 435-450, 1974.

PEREIRA JR., A. Um Comentário Sobre a Filosofia da Natureza na Enciclopédia de Hegel. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, v. 4, p. 25-50, 1994.

PEREIRA JR., A. A Commentary on De Sousa′s “Towards an Integrative Theory of Consciousness”. Mens Sana Monographs, v. 11, n. 1, p. 210-229, 2013a.

PEREIRA JR., A.Triple-Aspect Monism: A Conceptual Framework for the Science of Human Consciousness. In: PEREIRA JR., A.; LEHMANN, D. (ed.). The Unity of Mind, Brain and World: Current Perspectives on a Science of Consciousness, 299-337. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2013b.

PEREIRA JR., A. Triple-aspect monism: Physiological, mental unconscious and conscious aspects of brain activity. Journal of Integrative Neuroscience, v. 13, n. 02, p. 201-227, 2014.

PEREIRA JR., A. O conceito de sentimento no monismo de triplo aspecto. Kínesis -Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia, v. 7, n. 14, p. 1-24, 2015.

PEREIRA JR., A. Astroglial Hydro-ionic waves guided by the extracellular matrix: An exploratory model. Journal of Integrative Neuroscience, v. 16, n. 1, p. 1-116, 2017.

PEREIRA JR., A. The projective theory of consciousness: from neuroscience to philosophical psychology. Trans/Form/Ação, v. 41, p. 199-232, 2018.

PEREIRA JR., A. The Role of Sentience in the Theory of Consciousness and Medical Practice. Jnl Consc. St., v. 28, n. 7-8, p. 22-50, 2021ª.

PEREIRA JR., A. Reply to Commentaries and Future Directions. Jnl. Consc. St., v. 28, n. 7-8, p. 199-228, 2021b.

PEREIRA JR., A.; ALVES, V. N. Cognition and sentience in plants: a lesson from the astrocyte. In: CÓMBITA, J. L.; MALDONADO, C. E. (comp.). Biología teórica, explicaciones y complejidad. Bogotá: Universidad El Bosque, 2021. p. 663-678.

PEREIRA JR., A.; EDWARDS, J. C. W.; LEHMANN, D.; NUNN, C.; TREHUB, A.; VELMANS, M. Understanding consciousness: A collaborative attempt to elucidate contemporary theories. Journal of Consciousness Studies, v. 17, n. 5-6), p. 213–219, 2009.

PEREIRA JR., A.; FURLAN, F.A. On the role of synchrony for neuron-astrocyte inter-actions and perceptual conscious processing. J. Biol. Phys., v. 35, p. 465-481, 2009.

PEREIRA JR, A.; GARCIA, J. W. Introducing the Sentionics Program and the Biobit Forest Project. Preprint posted in Research Gate. 2020. DOI: 10.13140/RG.2.2.25715.48167.

PEREIRA JR., A.; GARCIA, J.W.; MUOTRI, A. Neural Stimulation of Brain Organoids with Dynamic Patterns: A Sentiomics Approach Directed to Regenerative Neuromedicine. NeuroSci, v. 4, n. 1, p. 31-42, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/neurosci4010004. Acesso em: Acesso em: 12 mar. 2023.

PEREIRA JR., A.; RICKE, H. What is consciousness? Towards a preliminar Definition. Journal of Consciousness Studies, v. 16, n. 5, p. 28-45, 2009.

PERETZ, I.; ZATORRE, R. J. (ed.). The cognitive neuroscience of music. Oxford: Oxford University Press, 2003.

PONOMARENKO, A.; PEREIRA JR., A.; NUNES, V.; ZAPOROZHAN, V. Perception, Feelings and Neuroregulatory signals as Music-Like Patterns Embodied in Ionic Waves Induced by Proteins, 2017. Conference paper posted in Research Gate. DOI: 10.13140/RG.2.2.25449.90724.

PRATES, E. F. Música holofractal em cena: experimentos de transdução semiótica de noções da física holonômica, da teoria do caos e dos fractais no campo da improvisação performática. 2011. 164f. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

SCOTT, A. C. The nonlinear universe: chaos, emergence, life. Heidelberg: Springer Science & Business Media, 2007.

SILVA, L. C. N. da. Fascínio e repulsa por sereias de metal: determinantes acústicas, psíquicas e biográfico-culturais-ou, necessidade e contingência — na musicologia de Hermann von Helmholtz. 2017. 325f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 2017.

SILVEIRA, L. F. B. da. Incursões Semióticas. 1. ed. Campinas: UNICAMP, 2014 (Coleção CLE, v. 65).

WORRALL, D. Sonification Design. Berlin: Springer, 2019.

Recebido: 11/08/2022

Aceito: 14/02/2023

Publicado

19-05-2023

Como Citar

Pereira Junior, A., & de Aguiar, V. J. (2023). Fundamentos e aplicações da sentiômica: a ciência da capacidade de sentir. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 46, 57–86. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13634