A HISTÓRIA DA AMÉRICA, A ESCOLARIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS RELATIVOS AO PASSADO E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.04.p43Palavras-chave:
História da Educação, Construção do Campo das Disciplinas Escolares, Ensino de HistóriaResumo
O objetivo deste artigo é evidenciar que o currículo da escola secundária brasileira, tradicionalmente, definiu-se a partir de preceitos conservadores – muitos dos quais afrontados pela proposta de inserção da história da América. Assim, recupera algumas reflexões de Rocha Pombo, autor do primeiro livro didático de história da América publicado no Brasil (1900), e as linhas gerais dos debates que cercaram a inclusão deste conteúdo na Educação Básica. Conclui que muitas vezes a proposta de centralizar o currículo da disciplina História nos estudos americanos partiu de sujeitos considerados de esquerda, talvez marginais em relação aos mais prestigiados centros de cultura da Belle Époque e encontrou resistências em face de dois componentes fortemente consolidados: a História Antiga no início do século XX e a História do Brasil mais recentemente.Downloads
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