CRIANDO ESPAÇOS INTERSTICIAIS PARA PENSAR A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9353Palabras clave:
autopoiése, gestão escolar, formação de educadoresResumen
Este artigo versa sobre as possibilidades do desenvolvimento de uma reflexão crítica autônoma do/a educador/a a partir da compreensão de que a aprendizagem é um processo autopoiético, isto é, um processo organizado individualmente pelas e nas relações que o indivíduo constrói com o seu entorno. Fruto de uma pesquisa, o artigo discorre, especialmente, sobre o percurso teóricometodológico, destacando a criação de situações de aprendizagem que permitiram aos diretores de escola de uma rede pública municipal visualizar temas e problemas essenciais do seu fazer administrativo-pedagógico, e cujos desdobramentos estavam necessariamente relacionados à emergência de alternativas e de ações elaboradas por esse coletivo de diretores.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2003 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.