CRIANDO ESPAÇOS INTERSTICIAIS PARA PENSAR A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9353Keywords:
autopoiése, gestão escolar, formação de educadoresAbstract
Este artigo versa sobre as possibilidades do desenvolvimento de uma reflexão crítica autônoma do/a educador/a a partir da compreensão de que a aprendizagem é um processo autopoiético, isto é, um processo organizado individualmente pelas e nas relações que o indivíduo constrói com o seu entorno. Fruto de uma pesquisa, o artigo discorre, especialmente, sobre o percurso teóricometodológico, destacando a criação de situações de aprendizagem que permitiram aos diretores de escola de uma rede pública municipal visualizar temas e problemas essenciais do seu fazer administrativo-pedagógico, e cujos desdobramentos estavam necessariamente relacionados à emergência de alternativas e de ações elaboradas por esse coletivo de diretores.
Downloads
References
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2003 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.