CRIANDO ESPAÇOS INTERSTICIAIS PARA PENSAR A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO

Autores

  • Ana Clara Bortoleto NERY Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília
  • Elisa Pereira GONSALVES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9353

Palavras-chave:

autopoiése, gestão escolar, formação de educadores

Resumo

Este artigo versa sobre as possibilidades do desenvolvimento de uma reflexão crítica autônoma do/a educador/a a partir da compreensão de que a aprendizagem é um processo autopoiético, isto é, um processo organizado individualmente pelas e nas relações que o indivíduo constrói com o seu entorno. Fruto de uma pesquisa, o artigo discorre, especialmente, sobre o percurso teórico­metodológico, destacando a criação de situações de aprendizagem que permitiram aos diretores de escola de uma rede pública municipal visualizar temas e problemas essenciais do seu fazer administrativo-pedagógico, e cujos desdobramentos estavam necessariamente relacionados à emergência de alternativas e de ações elaboradas por esse coletivo de diretores.

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Biografia do Autor

Ana Clara Bortoleto NERY, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. É professora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar - UNESP-Marília, onde integra o Programa de P´ós-Graduação em Educação.

Elisa Pereira GONSALVES

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPb, Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP. É professora do Departamento de Habilitações Pedagógicas da UFPB, onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente coordena o GT Educação
Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação cm Educação-ANPEd.

Referências

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

NERY, A. C. B., & GONSALVES, E. P. (2019). CRIANDO ESPAÇOS INTERSTICIAIS PARA PENSAR A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO. Educação Em Revista, 4(4), 83–90. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9353

Edição

Seção

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