VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação

um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.

Autores/as

  • Bernadete de Fatima Bastos Valentim Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p149

Palabras clave:

Altas habilidades, Resenha

Resumen

O livro Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente é uma obra de importância singular para professores, mas também para familiares e demais profissionais que tem contato com as pessoas que têm AH/SD (altas habilidades/superdotação). Escrito por Angela Mágda Rodrigues Virgolim, atual presidente do ConBrasD (Conselho Brasileiro para Superdotação), está organizado em apresentação, seis capítulos, considerações finais e referências. A autora dispôs a obra em uma organização muito interessante abordando de forma progressiva, a questão da inteligência; perpassando pelo papel da criatividade na inteligência; concepções das altas habilidades/superdotação; a identificação da superdotação e o modelo de enriquecimento de Renzulli; aspectos socioafetivos da superdotação e estratégias criativo-produtivas para crianças e jovens superdotados na escola.

Recebido em: 20 de dezembro de 2019
Modificado em: 20 de fevereiro de 2020
Aceito em: 24 de fevereiro de 2020

Biografía del autor/a

  • Bernadete de Fatima Bastos Valentim, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná

    Doutora em Educação pela UFPR. Membro e Pesquisadora do GIEDH/UNICENTRO - Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação, Universidade Estadual do Centro-Oeste). Pedagoga SEED (Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná).

Publicado

2020-12-21

Número

Sección

Resenha/Review