EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES, DIRIGENTES E PAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5169Abstract
Este relato refere-se à pesquisa “A Escola e suas transformações, a partir da Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva” proposta pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito da cooperação internacional da Organização dos Estados Ibero- Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Trata-se de uma investigação nacional desenvolvida no ano de 2014, coordenada pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em parceria com o Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo (IPDSC). Aborda as transformações da
escola comum diante das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e os reais impactos da Política nas práticas pedagógicas do ensino especial e do ensino comum. Seus objetivos se definiram por: identificar e caracterizar nas escolas comuns das redes públicas de ensino as condições predominantes dos processos de implementação e consolidação da referida Política, relacionando-os em seus aspectos restritivos e impulsionadores. Foram ouvidos diretores das escolas, coordenadores pedagógicos, professores de AEE, professores do Ensino Fundamental I e II, pais de
alunos com e sem deficiência de escolas urbanas e rurais de redes públicas de ensino, localizadas nas cinco regiões brasileiras. Os 3.570 depoimentos recolhidos desses sujeitos foram analisados e qualiquantificados por meio das técnicas do método Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) . As conclusões da pesquisa se agruparam em três blocos: Percepções e posições dos sujeitos sobre
inclusão escolar; Mudanças na escola comum decorrentes da implantação da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva; Fatores impulsores e restritivos intervenientes na implantação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Um vasto e rico material coletado pela pesquisa constitui um acervo importante de dados que poderá provocar a realização de outros estudos correlatos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1