O papel do professor da Sala de Recursos na coordenação pedagógica
espaço de formação continuada ou de avisos burocráticos?
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p75Palavras-chave:
Sala de Recursos, Atendimento Educacional Especializado, Coordenação PedagógicaResumo
Uma das maiores preocupações dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é em relação à efetivação de uma educação verdadeiramente inclusiva para os alunos com deficiência. Neste sentido, para investigar quais as principais dificuldades dos profissionais das salas de recursos multifuncionais, foi aplicado um questionário com 14 professores que trabalham no AEE na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e que estavam matriculados no curso “Práticas Pedagógicas para o Atendimento Educacional Especializado na escola de aperfeiçoamento do Profissional da Educação do Distrito Federal – EAPE/SEDF. O foco desta pesquisa foi averiguar se, durante as coordenações pedagógicas, os professores das salas de recursos possuem voz ativa em relação à organização do trabalho pedagógico e se conseguem realizar trabalhos colaborativos com os docentes das classes regulares. Foi observado que grande parte dos educadores das classes comuns ainda possui resistência para realizar um trabalho considerando os alunos com deficiência e, também, em enxergar a coordenação pedagógica como espaço e tempo de formação continuada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1