Estado da arte de pesquisas sobre pessoas com deficiência intelectual nos últimos 20 anos (1998 a 2018)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p103Palavras-chave:
Deficiência intelectual, Produção científica, Educação EspecialResumo
O presente artigo teve como objetivo identificar e analisar a produção científica brasileira que tiveram as pessoas com deficiência intelectual como tema. Trata-se de um estudo exploratório de levantamento que apresentou produções científicas de três fontes de referência para a área de Educação Especial: Revista Educação Especial (UFSM), Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e os anais do GT – 15, Educação Especial da ANPED, que haviam sido publicadas entre o ano de 1998 e 2018 (20 anos) e que focalizavam a deficiência intelectual. Foram identificados 39 estudos que se debruçaram sobre a temática. Os resultados revelaram que 92% (n=37) dos estudos foram realizados a partir de Instituições de Ensino Superior. Concentram a maioria dos estudos a região Sudeste (n=22; 56%) e a região Sul (n=11; 27%). As principais temáticas centrais dos estudos abordaram sobre a concepção e singularidades do individuo com DI (n=7; 17%) e a identificação e avaliação do DI (n=5; 12%). Por outro lado, não foram encontrados estudos que abordassem sobre o mercado de trabalho e nem sobre o trabalho desenvolvido pelas instituições especializadas junto a este público. Estudos que focalizem a temática da DI são escassos, e compreende-se que a realização de estudos que se debrucem sobre a DI pode contribuir para a disseminação de novas compreensões que ampliem as possibilidades de percepção e de participação da pessoa com DI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1