DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA APAE DE BELÉM/PA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.07.p81Palavras-chave:
Formação de professores, Métodos didático-pedagógicos, Inclusão, Deficiência intelectualResumo
O presente estudo se propôs a discutir a formação docente inicial a partir de experiências formativas na APAE de Belém/PA. O trabalho visou aprimorar os reflexos da vivência prática de licenciandos junto ao público-alvo da educação especial, além de contribuir com o aprendizado dos alunos contemplados pela intervenção. Diversas competências docentes para a inclusão foram desenvolvidas pelos estudantes de licenciatura, tais como: estruturação de planos de desenvolvimento individualizado, elaboração de sequências didáticas e adaptações curriculares de pequeno porte. Avaliou-se a assimilação dos conteúdos trabalhados com aos alunos da APAE por meio de suportes como a pintura, o desenho, a comunicação verbal e não-verbal e o registro em foto e vídeo. A intervenção metodológica revelou-se eficaz ao preencher lacunas formativas dos futuros docentes e apresentar temas e conteúdos geralmente não trabalhados junto aos alunos com deficiência, como: diversidade étnico-racial, noções de geografia e cartografia, biodiversidade e sistema solar.
Recebido em: 25 de janeiro de 2019
Modificado em: 13 de junho de 2019
Aceito em: 27 de junho de 2019
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