EDUCAÇÃO ESPECIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS DE 2000 A 2010
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.09.p95Resumo
o presente trabalho visa realizar um recorte sobre a trajetória científica da educação especial e do atendimento educacional especializado de 2000 a 2010, evidenciando algumas de suas principais contribuições científicas. Para tal, concentra-se numa revisão de literatura realizada em livros, banco de dados, indexadores, biblioteca e bibliotecas virtuais. Os resultados caracterizaram-se por meio de grupamentos temáticos: a) Produção Científica em Educação Especial; b) Estudos Avaliativos sobre Educação Especial; c) Estudos sobre a Epistemologia da Pesquisa em Educação e Educação Especial; d) Pesquisas sobre atendimento Educacional Especializado; e) Política Nacional de Inclusão; História da Pessoa com Deficiência e da Educação Especial e f) Aspectos Históricopolíticos da Educação Especial. Percebe-se nesse período analisado, diversidade e dinâmica temáticas, evidenciando a busca pela superação da dimensão médica e de deficiência presentes historicamente na educação especial e no atendimento educacional especializado. Estudos sobre as produções científicas contribuem para a caracterização das pesquisas, e sobretudo constituem-se em aspectos essenciais para a formação da identidade histórico-científica das áreas de educação especial e atendimento educacionalespecializado e para a transformação social proveniente delas.
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Publicado
2017-03-06
Edição
Seção
Artigos
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Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
CASAGRANDE, Rosana Castro; CRUZ, Gilmar Carvalho. EDUCAÇÃO ESPECIAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS DE 2000 A 2010. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.09.p95. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6751.. Acesso em: 12 nov. 2024.