PROCESSAMENTO SENSORIAL: NOVA DIMENSÃO NA AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n1.07.p62Resumo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é hoje considerado como uma desordem complexa do comportamento que se caracteriza por deficits na comunicação social e comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Alguns estudos revelam que 40% a 80% das crianças com TEA apresentam alterações ao nível do processamento sensorial, que se manifestam através da dificuldade em responder adequadamente a estímulos sensoriais. Nesta investigação pretende-se analisar em que medida existe grau de diferenciação na percepção dos pais e profissionais na área do processamento sensorial das crianças com TEA, dos 3 aos 6 anos e em que medida variáveis sociodemográficas e profissionais interferem no perfil de desenvolvimento na área do processamento sensorial, destas mesmas crianças. Utilizamos uma metodologia de natureza quantitativa e inferencial e como instrumento de coleta de dados, a “Escala de Avaliação do Perfil Desenvolvimental de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo”. Os resultados mostram que os pais e profissionais têm uma percepção semelhante quanto à área do processamento sensorial. O nível educacional e profissional dos pais, não influencia a percepção destes em relação ao processamento sensorial. Verificou-se não existirem diferenças significativas entre os vários profissionais que acompanham as crianças com TEA. O resultado mais significativo é encontrado ao nível do gênero da criança, onde pais e profissionais têm visões diferenciadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1