A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n1.05.p36Resumo
O objetivo desse estudo foi investigar a qualidade de vida de jovens com deficiência intelectual, praticantes e não praticantes de atividades físicas regulares. Metodologicamente é um estudo transversal, em que o instrumento utilizado foi o Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida SF-36. A amostra foi composta por 20 indivíduos, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 30 anos, divididos em dois grupos, sedentários e ativos. Os resultados permitem inferir que a percepção do estado geral de saúde do grupo ativo apresentou escores mais altos em relação ao grupo sedentário, logo, a prática regular de atividade física pode influenciar na percepção de saúde e na qualidade de vida do grupo. Cabe destacar que, os domínios da qualidade de vida do grupo ativo têm um escore mínimo de 58, o que demonstra melhores resultados nesses aspectos. Já, o grupo sedentário tem o escore máximo 68,5 para os mesmos domínios, o que indica aspectos negativos em relação à qualidade de vida quando comparados como grupo ativo. Diante dos resultados, conclui-se que a prática de atividade física regular é recomendada e deve ser incentivada, pois contribui para melhorias nos aspectos físicos, psicológicos e sociais de jovens com deficiência intelectual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1